
Esta extraordinária fotografia da autoria de Derrick Ofosu Boateng, publicada por Tim Adams, no Guardian, em maio do ano passado, intitulada “Lemon Joy”, retrata com total fidelidade a natureza muito especial do povo do Gana. Um país fascinante, com uma herança civilizacional que a muitos poderá ter passado despercebida.
Colecionando mais de cem grupos étnicos marcadamente distintos, compreende-se que a diversidade linguística e cultural que matisou o colorido deste povo, tenha dado lugar a um riquíssimo acervo de crenças, mitos e costumes, passados de geração em geração, que explicam a imensa variedade de artefactos, ferramentas e vistosos andrajos que podemos encontrar neste recanto do mundo.
A tudo isto devemos adicionar um elemento de mistério e de fascínio que permite aos jóvens consolidar nos seus valores, a importancia da moral e dos princípios ensinados pelos seus avós.
São, sobretudo, os valores da família, do trabalho, da preserverança, do respeito pelos mais velhos, da obediência ao compromisso e da solidariedade, que marcam uma agenda de vida quase perfeita.
Bem podíamos aprender com esta gente !