Scroll Top

As palavras que o vento não levou!

Amanda Gordon

São as palavras que dão significado e importância às mensagens. Depois, são os atos que, pela coerência, lhes atribuem um valor e as registam na história.

Porque a palavra dos jovens é cada vez mais marcante e orientadora do futuro, recordo a cerimónia de posse de Joe Biden como o 46º Presidente dos Estados Unidos da América, recheada de palavras e de mensagens com enorme significado e transcendência que sensibilizaram o íntimo das pessoas de boa vontade em todo o mundo. Recados que se impunham, para restaurar os valores, a decência e a dignidade de um país ainda atordoado pelas turbulências de uma gestão tresloucada levada a cabo por um não menos tresloucado indivíduo.

Da cerimónia, rica de momentos extraordinários, destacou-se aquele que levou ao púlpito a jovem e laureada poetisa, Amanda Gorman, para recitar o poema que tinha preparado para celebrar este preciso momento.

Mal tinha começado e já toda a assistência se prendia às suas palavras, em absoluta concentração concordando, com acenos de cabeça, o magnífico conteúdo de uma oratória plena de invulgar maturidade.

Assim, aos 22 anos, Amanda Gorman é, de longe, a mais jovem poetisa a ser convidada para ler a sua mensagem, numa tomada de posse. Mal tinha terminado e já a sua intervenção era viral nas redes sociais, nas estações de rádio e de TV e nas agências noticiosas.

Atenta ao passado, Gorman usava brincos e um anel de ‘pássaro engaiolado’, num tributo ao clássico livro de memórias de Angelou ‘I Know Why the Caged Bird Sings’ [Eu sei porque é que os pássaros em gaiolas cantam], que foi oferecida a ela por Oprah Winfrey, que era uma amiga próxima da escritora já falecida.

Oprah ‘twittou’: “Nunca estive tão orgulhosa de ver outra jovem erguer-se! Bravo!  Bravo! Maya Angelou está a torcer e eu também”.

A prestação extraordinária de Gorman, teve eco logo após ter terminado o seu poema, ajudando, por exemplo, a inspirar a nova vice-presidente Kamala Harris a criar a ‘hashtag’ na rede social Twitter ‘#BlackGirlMagic’.

Leave a comment