
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, terá sido o convidado principal de um jantar, em novembro de 2021, com o grupo mais restrito do clube em questão. O Ministério Público (MP) abriu um inquérito-crime a um grupo de maçonaria por suspeitas de crime de tráfico de influências, avançou na sexta-feira, 14 de outubro a CNN Portugal.
Segundo a estação de televisão, os dois últimos grão-mestres do grupo em questão terão criado o “clube de negócios mais exclusivo de Portugal”. Aos membros que pagavam as quotas mais altas – pelo menos 1.800 euros por ano – era prometido o acesso a “líderes governamentais e empresariais proeminentes”. Para este restrito clube Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, terá sido o convidado para um jantar, em novembro de 2021, com o grupo mais restrito do clube.
Carreiras sublinhou, segundo a CNN Porugal que foi a um evento “no Porto de Santa Maria a convite de Fernando Seara, ex-presidente da Câmara de Sintra” – que em 2021 montou este clube com os dois maçons. “Mas não me foi oferecido nem pedido qualquer ação”, diz, adiantando que não fazia ideia de qualquer ligação à maçonaria: “Apenas se referenciava que era um clube que tinha sido constituído com sede na Marina de Cascais”.
Muitos dos políticos e empresários que têm participado como oradores nestes encontros “inner circle” são ou foram da maçonaria, como o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. Os dois primeiros foram iniciados na Grande Loja Legal de Portugal (GLLP) e o último no Grande Oriente Lusitano (GOL), segundo adianta o canal de informação.
A investigação do MP surgiu na sequência de uma denúncia que chegou à Polícia Judiciária (PJ sobre um alegado esquema que envolve a organização de maçons, este clube de elite privado e ainda um projeto para criação de um templo maçónico no mundo virtual que implica investimento com criptomoedas.